28 October 2007

O NOJO E A FÚRIA



PROTAGONISTAS

Malcolm McLaren – Bisneto de judeus Sefarditas portugueses, seguiu o percurso canónico do jovem rebelde-de-classe-média, via-escolas de Arte e insurreições avulsas associadas (Maio de 68 à distância, Situacionistas, glam-rock novaiorquino). Virgem aos vinte anos, foi Vivienne Westwood quem se empenhou – um tanto contra a vontade dele – em lhe modificar a condição, processo durante o qual (uma coisa leva a outra) acabariam por fundar a loja de roupas – “bondage”, S & M, Teddy Boy –, “Sex”/”Seditionaries”, em boa parte inspirada no estilo de Richard Hell (Voidoids e Neon Boys) que McLaren conhecera em Nova Iorque. Manager de The Strand, embrião dos Sex Pistols, definitivamente constituídos após o recrutamento de Johnny Rotten/Lydon na sequência de uma “audição” nas instalações da “Sex”. Durante a digressão americana de 1978 em que os Pistols se separam, a banda acusa-o de fraudes múltiplas, concluindo-se o litígio judicial entre grupo e McLaren apenas em 1987, com a vitória de Lydon nos tribunais.

Jamie Reid – Em 1976, Malcolm McLaren enviou um telegrama ao seu ex-colega do Croydon College of Art, Jamie Reid, dizendo-lhe “Sou manager destes tipos, gostava de voltar a trabalhar contigo”. Reid (responsável pela primeira publicação em lingua inglesa de uma compilação de textos Situacionistas), tornar-se-ia o inventor da marca iconográfica dos Pistols e, por extensão, do punk: “Não era o fenómeno pop que me interessava. Via o punk como parte de um movimento artístico que se desenrolara nos últimos cem anos, com raízes na agit-prop russa, no surrealismo, dadaísmo e Situacionismo”.

Johnny Rotten/Lydon – Descendente de sólida cepa irlandesa, bastou-lhe entrar na “Sex” com uma t-shirt dos Pink Floyd sobre a qual escrevera com caneta de feltro “I hate” e trucidar vocalmente sobre o jukebox da loja “Eighteen”, de Alice Cooper, para entrar instantaneamente para a mitologia pop. Embora McLaren tenha tido sérias dúvidas quando se apercebeu da sua simpatia por Captain Beefheart, os Neu! e Peter Hammill. “Rotten” foi um mimo de Steve Jones (guitarrista dos Pistols) após ter reparado no estado da sua dentadura.

Sid Vicious – O artigo genuíno em matéria de “bad boy”. Nascido John Simon Ritchie de uma mãe “drug dealer” em Ibiza, foi Rotten/Lydon quem o rebaptizou por lhe parecer existirem demasiados “Johns” à sua volta. Baixista rudimentar (e, em disco, frequentemente substituído). A 12 de Outubro de 1978, seria acusado do homicídio da namorada Nancy Spungen acerca do qual alegaria “não se recordar de nada”. Libertado sob caução da prisão de Rikers Island, a 2 de Fevereiro de 1979, morreria de uma overdose de heroína, generosamente oferecida pela mãe. “Os miúdos que crescem à volta de ‘junkies’ têm poucas opções de vida. Ao nosso pequeno príncipe foram oferecidas duas: olhar para a parede ou bater com a cabeça nela. Ele escolheu a segunda, repetidamente” (Nick Kent).

NEVER MIND THE BOLLOCKS



Teve uma versão “bootleg” anterior à data de publicação oficial (28 de Outubro de 1977) intitulada Spunk. Produzido por Chris Thomas (anteriormente, trabalhara com os Roxy Music, Procol Harum, John Cale e… Pink Floyd), era uma cacofonia deliberadamente primária (“Não me interessa a música, o caos é o que importa” – Johnny Rotten) e um ninho de víboras verbal : “God save the queen, the fascist regime, they made you a moron, potential H-bomb, God save the queen, she ain't no human being, there is no future, in England's dreaming” ou “I am an antichrist, I am an anarchist, dont know what I want but I know how to get it, I wanna destroy the passer by ‘cause I wanna be anarchy” definiram uma justíssima reputação blasfema e reforçaram um currículo confrontacional com editoras, cadeias de distribuição discográfica, o Estado e a monarquia. Desde então, nunca mais largou os lugares cimeiros de todas as votações de “all time best albums”.

ANTECEDENTES

MC5, The Stooges, New York Dolls, The Seeds, Ramones, The Kingsmen, Can, Roxy Music, The Pretty Things, garage-rock, reggae.


MC5 -"Kick Out The Jams"

DEFINIÇÃO

“Punk”: rufião, vadio, fedelho, bandido (“Go ahead, punk, make my day” – Clint Eastwood/Dirty Harry em Sudden Impact). Termo utilizado, em 1972, por Lenny Kaye na compilação Nuggets para definir o garage-rock.

ESTÉTICA

“Isto é um acorde... isto é outro... ainda um terceiro... Agora, forma uma banda” (do fanzine “Sideburns”, ilustrado com os acordes de Lá, Mi e Sol, de Dezembro de 1976)



APÓSTOLOS, HERÉTICOS E INIMIGOS

“Por um lado, Johnny Rotten/Lydon é um insecto zumbindo sobre as ruínas em massa de uma civilização arrasada por si mesma, o que, suponho, o justifica nesse papel. Por outro, é apenas mais um traficante de niilismo barato com tudo o que isso implica – racismo idiota, sexismo, etc. Vivo rodeado por psicóticos. Muitas vezes, suspeito ser um deles. É então que certos discos aparecem e percebo que não estou sozinho”.

“A questão, caro leitor, é que muito daquilo a que se chama punk reduz-se a dizer ‘eu não presto’, ‘tu não prestas’, ‘o mundo não presta’ e ‘estamo-nos nas tintas para isso’ – o que é… digamos… insuficiente. Não me perguntem porquê, sou apenas um observador. Mas qualquer observador poderá dizer que, se quisermos pôr as coisas em termos de Nós vs. Eles, dizer o que acima escrevi é exactamente o que Eles pretendem que Nós façamos, não passa de uma capitulação”. (Lester Bangs)

“Os punks eram feios. Sem quaisquer mediações. Um alfinete-de-ama de 25 centímetros que atravessa o lábio inferior e se cruza com uma suástica tatuada na bochecha não é uma afirmação de moda: um fã que enfia os dedos pela garganta para vomitar sobre as mãos e, depois, cospe o vómito sobre quem se encontra em cima do palco está a disseminar uma doença. Uma camada espessa de maquilhagem negra era uma sugestão de morte mais do que qualquer outra coisa. (…) Eles eram gordos, anorécticos, com marcas de bexigas e de acne, gaguejavam, eram aleijados, tinham cicatrizes, eram disformes e o que os seus adereços sublinhavam era o falhanço já carimbado sobre os seus rostos. De certo modo, os Sex Pistols permitiram-lhes aparecer em público como seres humanos, exibindo as suas mazelas como factos sociais”.



“Nada disto foi accidental porque Malcolm McLaren e Jamie Reid (que eram o Coronel Parker com educação universitária deste movimento) conheciam o Situacionismo e, de um modo errático, tinham estudado as políticas artísticas niilistas europeias até ao século XIX. Sabiam que a arquitectura podia ser tão repressiva como a lei. Acreditavam que a música que as pessoas ouviam todos os dias exercia um efeito tão grande sobre elas como aquilo que aprendiam na escola. Encaravam os discos como uma forma de desmontar conceitos que não eram postos em causa e que eram utilizados para assegurar a coesão social. Não penso que vissem os discos, as canções e os espectáculos como uma forma de mudar o mundo. Era mais como um atentado: ‘Vamos fazer explodir uma bomba e ver o que acontece’”.(Greil Marcus)

“Senti-me sujo durante 48 horas” (membro do Greater London Council, após um concerto dos Sex Pistols, in “New Musical Express” de 18 de Julho de 1977)

“Quando ouvimos ‘Anarchy In The UK’, dos Sex Pistols, o que imediatamente nos prende a atenção é que isto está realmente a acontecer! Isto é um tipo com a cabeça em cima dos ombros que, na verdade, está a dizer algo que sinceramente acredita estar a acontecer no mundo. E di-lo com veneno, com paixão autêntica. Toca-nos e assusta-nos – faz-nos sentir desconfortáveis. É como se alguém dissesse ‘Vêm aí os alemães e não há maneira de os fazer parar!’ (Pete Townshend/The Who)

ÓBITO

“Punk rock died when the first kid said ‘punk's not dead’ (David Berman/Silver Jews, in “Tenessee” de Bright Flight, 2001)



O MUNDO À VOLTA

20 de Janeiro – Jimmy Carter sucede a Gerald Ford como 19º Presidente dos EUA.
28 de Março – Através do embaixador Siqueira Freire, Portugal formalizou o seu pedido de adesão às Comunidades Europeias.
26 de Abril – A lendária discoteca novaiorquina “Studio 54” abre as portas.



28 de Abril – Um tribunal de Estugarda condena Andreas Baader, Gudrun Ensslin e Jan-Carl Raspe, elementos do grupo terrorista Facção do Exército Vermelho, a pena de prisão perpétua; seis meses depois, a 18 de Outubro, os três suicidam-se na prisão de Stammheim.
14 de Maio – No Hotel Ritz, a RTP organiza uma festa de lançamento da telenovela brasileira Gabriela, Cravo e Canela onde actuam Vinicius de Morais, Toquinho, Maria Creuza e um quarteto instrumental. O primeiro episódio será emitido dois dias depois e o último a 16 de Novembro. Nesse ano, existem, em Portugal, 150 aparelhos de televisão por cada mil habitantes.
5 de Junho – O primeiro computador Apple II é colocado à venda.



15 de Junho – Têm lugar as primeiras eleições democráticas em Espanha, após 41 anos de regime franquista.
13 de Julho – O grande apagão de Nova Iorque deixa a cidade sem energia eléctrica durante 25 horas, dando origem a inúmeros saques, assaltos e desordens – este acontecimento, tal como os assassínios em série de David Berkowitz (que será preso a 10 de Agosto), conhecido como “Son Of Sam”, figurarão no argumento de Verão Escaldante/Summer Of Sam, filme de Spike Lee (1999).
22 de Julho – O “Bando dos Quatro”, grupo dirigente da Revolução Cultural Chinesa, é expulso do PC da China e Deng Xiao Ping regressa ao poder.

NASCIDOS EM 1977

13 de JaneiroOrlando Bloom, actor britânico
2 de FevereiroShakira, cantora colombiana
8 de JunhoKanye West, rapper e produtor musical norte-americano
1 de JulhoLiv Tyler, actriz norte-americana
17 de JulhoM.I.A., cantora e música britânica
17 de AgostoThierry Henry, futebolista francês
13 de SetembroFiona Apple, cantora e compositora norte-americana

MORTOS EM 1977

2 de JaneiroErroll Garner, pianista e compositor de jazz norte-americano
14 de Janeiro - Anaïs Nin, escitora francesa
26 de FevereiroBukka White, bluesman norte-americano
10 de MaioJoan Crawford, actriz norte-americana
2 de JulhoVladimir Nabokov, escritor de origem russa
16 de AgostoElvis Presley, cantor norte-americano
19 de AgostoGroucho Marx, actor cómico norte-americano


12 de SetembroSteve Biko, activista do movimento de libertação sul-africano
13 de SetembroLeopold Stokowski, maestro britânico de origem polaca
16 de SetembroMarc Bolan, músico e compositor britânico; Maria Callas, cantora lírica norte-americana de origem grega
14 de OutubroBing Crosby, cantor e actor norte-americano
5 de NovembroRené Goscinny, autor francês da banda desenhada Asterix
5 de DezembroRoland Kirk, músico multi-instrumentalista de jazz norte-americano
19 de DezembroJacques Tourneur, realizador de cinema francês
25 de DezembroCharlie Chaplin, realizador e actor britânico

FILMES ESTREADOS EM 1977

Guerra das Estrelas – George Lucas
Encontros Imediatos de 3º Grau – Steven Spielberg
Annie Hall – Woody Allen
Eraserhead – David Lynch
A Febre de Sábado à Noite – John Badham
Suspiria – Dario Argento



New York, New York – Martin Scorsese
The Spy Who Loved Me/Agente Irresistível (James Bond) – Lewis Gilbert
Este Obscuro Objecto do Desejo – Luis Buñuel
O Amigo Americano – Wim Wenders
O Homem que Gostava das Mulheres – François Truffaut

ÁLBUNS PUBLICADOS EM 1977

Animals - Pink Floyd
Plastic Letters - Blondie
Chic - Chic
The Clash - The Clash
Exodus - Bob Marley & The Wailers
Heroes e Low - David Bowie
The Idiot e Lust For Life - Iggy Pop
Let There Be Rock - AC/DC
Little Criminals - Randy Newman
Marquee Moon - Television
Pink Flag - Wire



Motörhead - Motörhead
My Aim Is True - Elvis Costello
No More Heroes e Rattus Norvegicus- Stranglers
Peter Gabriel - Peter Gabriel
Rendez Vous - Sandy Denny
Rocket To Russia - Ramones
Saw Delight - Can
Songs From The Wood - Jethro Tull
Talking Heads: 77 - Talking Heads
Trans Europe Express - Kraftwerk
Suicide - Suicide
Rumours - Fleetwood Mac
(2007)

9 comments:

Anonymous said...

Olha o que diz o David Thomas dos Pere Ubu sobre o punk:

"We were just a rock band. This is how rock bands had evolved to that point. I know that punk has tried to revise this whole history. The purpose of punk was to hijack the destiny of rock music. The purpose of punk was to keep rock music from becoming smarter and to keep rock music from becoming more literate and to keep it from everything it is destined to be. The evolutionary path from 1956 to 1975 or 1976 to make it even. It's moving in a straight line. Elvis' great contribution was that he brought the narrative tool of abstraction and abstract thought to rural blues and hillbilly music, which at that time were dying forms. So the very beginning of rock music is the introduction of sophisticated abstraction and the use of sound as a narrative tool into a folk music. If you follow the line of evolution it grows ever more sophisticated and sound as a narrative technique grows and is subsumed into the mix very progressively until there is an explosion at the very end of the 60's, early 70's of analogue synthesisers that were creating just pure sounds. The influence of bands like Silver Apples, Can and Eno, the Kevin Ayres stuff, Cale. By the mid-70's rock music was really on the verge of dramatic leaps in terms of literateness. You had a bunch of bands appearing at that time like Pere Ubu and Talking Heads and the Residents and Television and a number of other groups, and all of the Cleveland groups were poised on the borders of a brave new world and that's why punk was invented - to stop all of that."

João Lisboa said...

Porreiro, pá (citando um grande pensador do sec. XXI).

Acho que vou postá-lo aí à frente. Thanx.

Anonymous said...

já não há paciência para estes quilométricos posts!

antónio

João Lisboa said...

anónimo/antónio, permita que lhe recomende uns cursinhos de alfabetização para adultos muito jeitosos que andam por aí. Ou o programa "Novas Oportunidades". Vai ver que não se arrepende e, depois, já pode voltar aqui e, sem cansaços e impaciências, deleitar-se com tão fina prosa.

Sempre a considerá-lo.

Anonymous said...

já aprendeu a escrever português? dava-lhe jeito...

antónio

menina alice said...

Ui! Ficou grande (as in "Grande!"). ;)

(continuas a fazer amigos com relativa facilidade, o que só mostra que és boa pessoa) God bless.

João Lisboa said...

"(continuas a fazer amigos com relativa facilidade, o que só mostra que és boa pessoa) God bless"

Está na minha natureza, não o consigo impedir. É que nem posso dizer que tenha mérito por isso.

Anonymous said...

Adorei o post. É perfeito. Diz tudo.

menina alice said...

"Está na minha natureza, não o consigo impedir. É que nem posso dizer que tenha mérito por isso."

E sempre pessoas perseverantes, de grande têmpera. Interessante fenómeno. Vou continuar a analisar.