23 October 2009

MARICAS!



Saramago admite "excessos" em Caim

(2009)

8 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Professor said...

Também vi Carreira das Neves versus Saramago e achei-os muito cordatos: estava à espera de maior luta de parte a parte. Mas eles podem ser mesmo assim e o Teólogo respeitar o Escritor e o Escritor respeitar o Teólogo. Ficou cada um na sua, o que é bonito. Mas, desde garoto (do tempo da disciplina de Moral e Religião do liceu), eu acho a Bíblia um livro perigoso: interpretado com jeito, prova o exacerbado racismo dos Hebreus e todas as outras alarvidades que têm sido cometidas ao longo dos séculos. Jesus devia ter cortado radicalmente com o Antigo Testamento, mas isto levava-nos muito longe e não há tempo...

João Lisboa said...

"eu acho a Bíblia um livro perigoso: interpretado com jeito, prova o exacerbado racismo dos Hebreus e todas as outras alarvidades que têm sido cometidas ao longo dos séculos"

Que culpa teve o Nietzsche que as bestas nazis tivessem procurado apropriar-se do seu pensamento?

Porquê atribuir ao Antigo Testamento - compilação de lendas, mitos, alegorias, relatos híbridos de História e ficção simbólica, "escrita" entre os séculos XII e II AC - a responsabilidade das múltiplas selvajarias que uma associação de malfeitores (a Vaticano S.A.) infinitamente posterior, em nome dele, cometeu? "Interpretado com jeito", tudo serve para tudo. Até o "Atirei o Pau Ao Gato".

"Jesus devia ter cortado radicalmente com o Antigo Testamento"

Para começar, dava jeito que "jesus" tivesse, comprovadamente, existido.

Anonymous said...

Olha, lá vai ele com o rabinho entre as pernas... caím, caím, caím.

João Lisboa said...

"caím, caím, caím"

Como é que eu não me lembrei dessa...

Lola said...

Lisboa, eu imagino que assuntos interessantes estejam em baixa. Só assim posso imaginar tanto furor pelo novo livro do secomagro Saramago. De mago das letras ele não tem nada. Mas de mago do marketing...

João Lisboa said...

"Lisboa, eu imagino que assuntos interessantes estejam em baixa"

... so true... :(

menina alice said...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Belo post.