29 September 2010

CARÍSSIMO TIAGO (PARTE III)



Desisto. Não enxergo como irá conseguir fazê-lo mas, pronto, salve-me a alma, livre-me do Inferno (isso, por acaso, até agradeço: detesto calor), ponha-me a salmodiar (mas avise com antecedência porque tenho de ir rever os tons gregorianos), tudo menos colocar em risco a sua discografia!... Não lhe posso garantir muita convicção mas, para mim, trata-se de uma questão de princípio: it's a dirty job but someone's gotta do it!

Num ponto, porém, terá de apurar os seus dons persuasivos: mesmo que, imbuído desse heróico espírito de missão, eu fosse ouvido a admitir a existência do Grande Fantasma Celeste, por que motivo haveria eu de pensar que ele “é bom”? Digo-lhe mesmo mais: na escala das tarefas impossíveis, essa comporta um grau de dificuldade infinitamente superior a, pura e simplesmente, eu poder vir a afirmar “Pronto, está bem, o princípio dos princípios, o piparote inicial, o big antes do bang... ganhaste”.

Abraço.

JLX

PS - enquanto não desencravar no Voz do Deserto uma forma de fazer links dos seus posts, será sempre difícil citá-lo. Este meu refere-se, evidentemente, à "Correspondência Olissiponense", de 20 de Setembro.

(2010)

4 comments:

Anonymous said...

Caro João Lisboa: porquê tamanha obsessão com o Sr. Guilul? É certo que o rapaz escreve umas canções engraçadas, mas não passam disso. (Tenho para mim que o "V" foi até um passo em falso.)Porque não uma obsessãozita com, por exemplo, os Abztraqt Sir Q, que fazem música muito mais relevante e a quem ninguém liga nenhuma? E quem diz Abztraqt, diz mais umas três ou quatro bandas (e não, nenhuma delas pertence à Flor Caveira e afins)...perdoe-me este desabafo, mas é uma chatice ver um crítico do seu calibre ir atrás do hype...
Jorge Andrade

João Lisboa said...

1) Descanse a alma. Não estou absolutamente nada obcecado com o Tiago. Temos apenas trocado posts acerca do propósito dele de me converter e me salvar a alma. Posts civilizados, bem humorados e amigáveis.

2) Eu gosto das canções "engraçadas" dele tal como gosto das dos Abztraqt Sir Q. Não o matava ter ido aqui à coluna da direita dos labels e descobri-lo por si. Mas eu dou-lhe uma ajuda:

http://lishbuna.blogspot.com/search/label/AbZTRAQT%20SiR%20Q

3) Desconheço o meu calibre mas "ir atrás do hype" não foi nunca aquilo que me reservou um cantinho no coração de milhões.

João Lisboa said...

Há aí uma "alma" desnecessariamente repetida. Querem ver que o vudu do Tiago já está a funcionar?

Anonymous said...

Caro João Lisboa: não me compreenda mal; leio as suas críticas no Expresso há nem sei quantos anos e, obviamente, sei que gosta dos Abztrqt. E, já agora, deixe-me dizer-lhe que o seu é um alto calibre (pelo menos para mim; e sim, os seus textos também estão um bocadinho no meu coração!), bem demonstrado hoje no seu texto sobre os coitados dos Wavves.
O meu ponto era apenas este: hype geral à volta do Guilul e silêncio à volta de bandas bem melhores.
Sobre o Guilul e Flor Caveira, não digo mais nada, excepto isto: deixemos a poeira assentar.
Aceite um abraço de quem o lê todas as semanas na imprensa (e dia sim, dia não aqui) e que se chateia um bocado quando as nossas opiniões não coincidem...
Jorge