20 September 2010

CIGANOS


Vincent van Gogh: As Caravanas - Acampamento
cigano perto de Arles
, 1888


"Não me sinto angustiado com o destino daquele povo, capaz de sobreviver a tudo. Mas estou preocupado com o nosso. Uma Europa que expulsa os seus ciganos não deve ouvir Brahms, Lizt, Bizet ou Leoncavallo, não pode ler Pushkin nem Victor Hugo, e não tem o direito de apreciar Van Gogh. Será uma Europa da Caras e das Tardes da Júlia, das telenovelas pimba e da autosatisfação burguesa. Um continente de merda, com gente de merda a mirrar sozinha e a contar tostões". (aqui)

(2010)

4 comments:

Anonymous said...

Mas afinal quem é o Leoncavalli? Parece que há um Leoncavallo. Pergunta-se o mesmo: Quem é Leoncavallo?

João Lisboa said...

Foi gralha, claro. Já a corrijo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Ruggero_Leoncavallo

Leãocavalo, por outro lado, será uma espécie de quimera.

ND said...

olha é mais ou menos o que eu tenho tentado dizer a alguns europeus :-)

[báidauei, que não tem nada a ver com o assunto mas eu estou mortinha por te dizer: a panolas já pinocou a bom pinocar com um vadio altivo, muito bem formado, boa estampa, atlético, pinta de serra-da-estrela pêlo curto...]

João Lisboa said...

"a panolas já pinocou a bom pinocar com um vadio altivo, muito bem formado, boa estampa, atlético, pinta de serra-da-estrela pêlo curto"

Ai a nossa rica menina!... E ele foi carinhoso com ela?

Para quando se prevê o feliz acontecimento?